Técnicos vistoriam barranco em Congonhas
Talude da cabeceira da pista principal sofreu deslizamento de terra. Cerca de 30 m³ de barro interditaram a via.
Técnicos da Defesa Civil Estadual e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas irão vistoriar, na manhã desta terça-feira (24), as condições do talude (inclinação no terreno) da cabeceira da pista principal do Aeroporto de Congonhas, na Zona sul de São Paulo, que sofreu um deslizamento de terra por volta das 17h50 de segunda-feira (23). Só depois uma análise minuciosa a equipe poderá decidir se mantém ou não a interdição naquela alça paralela à Avenida Washington Luís e de acesso à Avenida dos Bandeirantes. O corredor permanece fechado desde que o barranco começou a ruir.

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A mistura de terra e areia coberta de grama caiu sobre o muro que cerca a área do aeroporto. Cerca de 30 m³ de barro deslizaram do talude e interditaram a via. Após o deslizamento, técnicos da Defesa Civil e bombeiros colocaram lonas sobre a parte atingida, de aproximadamente 500 m², para evitar novos desmoronamentos.



Ainda no final da noite, uma retroescavadeira retirou parte da areia que estava acumulada na via de acesso ao aeroporto.

De acordo com o coronel Jair Paca de Lima, coordenador geral da Defesa Civil da Cidade de São Paulo, a área atingida estava instável à noite, e apenas nesta terça os técnicos poderão avaliar se há riscos de novos deslizamentos ou até mesmo de rompimento do muro que cerca o talude da pista.



Os técnicos também irão avaliar quando as lonas serão retiradas e a área poderá ser coberta novamente com grama.



A vistoria está prevista para começar por volta de 7h desta terça-feira.

Ainda segundo Lima, o deslizamento não afetou o asfalto da pista principal de pousos e decolagens de aeronaves em Congonhas. Para impedir que um grande volume de água continuasse descendo sobre o talude, foi feito um desvio na cabeceira da pista para que a água corra para as laterais do asfalto. Segundo Lima, a medida é apenas um paliativo e deve ser revista.


Notícia Postada em 25/07/2007

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