Bônus na conta resulta em economia de 100 bilhões de litros, diz Sabesp
Balanço considera redução de consumo de água em um ano do programa. Volume refere-se a clientes da Grande SP, região de Campinas e Bragança.


A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) informou que o programa de bônus para quem reduzisse o consumo de água resultou na economia de 100 bilhões de litros na Grande São Paulo e cidades das regiões de Campinas e Bragança Paulista. O balanço leva em conta o período de um ano de desconto na conta.

Proporcionalmente, o volume representa mais da metade do Sistema Guarapiranga cheio (capacidade total de 171 bilhões de litros) ou 10% do Cantareira (capacidade total de 982 bilhões de litros).

O bônus começou a ser aplicado para a região do Cantareira em fevereiro de 2014 e em maio foi ampliado para o interior. Segundo a Sabesp, o programa teve adesão de 78% da população atendida pela companhia.

Em janeiro, o desconto resultou em economia média de 5,4 metros cúbicos por segundo, o que dá para abastecer cerca de 1,6 milhão de pessoas e significa quase um terço da água retirada atualmente do Cantareira, que é de 17 metros cúbicos/segundo.

Multa na conta
No mês passado, cerca de 22% dos clientes não reduziram o consumo de água, mas ainda não terão acréscimo na conta porque a tarifa de contingência só passou a valer no dia 9 de janeiro e a medição foi fechada no último domingo (8). A partir desta segunda-feira, quem aumentou o gasto neste período vai receber multa, que varia entre 40% e 100%.

Serão 40% de multa para quem consumir até 20% a mais do que a média do período entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. A taxa é de 100% para quem utilizar mais que 20%. A medida é válida somente na parte do gasto de água encanada, que representa metade do valor da conta. Os outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.

Por exemplo, na conta em que o cliente consumiu 16 metros cúbicos, sendo que a média no último ano foi de 15 metros cúbicos, o aumento de 6% gera uma multa no valor de R$ 13,65.

Já quando o consumo excede os 20%, como nesta conta em que o gasto passou de 15 para 19 metros cúbicos, o aumento de 26% gera uma multa de R$ 42,38.

Com a aplicação da sobretaxa, a meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos/segundo de consumo. Os sistemas que abastecem várias regiões do estado de São Paulo têm enfrentado quedas frequentes do volume de água armazenado devido à falta de chuvas.





Notícia Postada em 10/02/2015

ANUNCIANTES

Produzido por Pagina Internet
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados