Marronzinhos prometem doação de sangue em massa em SP
Empregados podem faltar por um dia no ano em caso de doação de sangue. Ação em 2012 fez com que movimento nos hemocentros aumentasse 21%.
Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prometem doação de sangue em massa para abastecer hemocentros de São Paulo e da região metropolitana. A ação, prevista para ocorrer nesta terça-feira (27), é também uma forma de protesto: os funcionários que doarem poderão deixar de trabalhar.

De acordo com a legislação trabalhista, empregados podem deixar de comparecer ao trabalho por um dia no ano, sem prejuízo de salário, em caso de doação de sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente apenas 1,9% da população brasileira doa sangue. O ideal é que 3% sejam doadores.

Não é a primeira vez que os agentes, popularmente conhecidos como "marronzinhos" pela cor de seus uniformes, fazem esse tipo de ação. Em agosto de 2012, o “protesto” fez com que a doação aumentasse em 21%, de acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo.

O Sindicato dos Trabalhadores no Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização, Manutenção e Planejamento Viária e Urbano de São Paulo (Sindviários), que representa 4.300 trabalhadores apenas na capital, está em campanha salarial. A categoria quer reajuste de 12% -contra aumento de 5,2% que, segundo o sindicato, foi oferecido pela Prefeitura.

A diretoria do Sindviários se concentrará no Banco de Sangue do Hospital das Clinicas durante a manhã, mas outros hemocentros receberão a doação dos “marronzinhos”.

Procurada, a CET informou que “mantém aberto o diálogo com o sindicato que representa a categoria” e que não há notícia de qualquer paralisação. “Caso haja algum ato confirmado dessa natureza nas próximas horas/dias, o plano de contingência a ser adotado oportunamente pela diretoria da CET será estruturado conforme a dimensão e consequências do evento”, diz a nota.




Notícia Postada em 27/05/2014

ANUNCIANTES

Produzido por Pagina Internet
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados